Sobre a Liga:
A Liga Acadêmica de Farmácia Clínica do Vale do São Francisco (LAFAC) é uma entidade organizada por acadêmicos e professores do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem como finalidade divulgar a atuação do farmacêutico na atividade clínica, iniciar a relação farmacêutico-paciente e incrementar positivamente a formação acadêmica dos alunos membros, estando fundamentada em três esferas: ensino, pesquisa e extensão.
O que é a Farmácia Clínica?
Seria fácil escolher uma definição de farmácia clínica e responder esta pergunta de forma objetiva, mas é difícil compreender o que é farmácia clínica sem voltar no tempo para entender em que contexto este conceito foi desenvolvido. Assim, aqui se procura fazer uma síntese muito breve do contexto histórico da farmácia a partir do século XX para facilitar a compreensão do tema.
Ligas Acadêmicas na UNIVASF.
As Ligas Acadêmicas (LA) são espaços dinâmicos de atuação pró-ativa dos discentes de qualquer curso de graduação da UNIVASF, orientados por docentes, desenvolvendo atividades em projetos de extensão e pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, na área da saúde.
Na UNIVASF, as ligas são registradas como programas de extensão, devendo, portanto, ser apresentadas e aprovadas pela Câmara de Extensão/PROEX e ao Colegiado do professor proponente, para que estejam devidamente institucionalizadas e para que suas atividades desenvolvidas possam ser certificadas por esta Pró-Reitoria.
A formação de Ligas Acadêmicas (LA), como uma iniciativa estudantil, tem como objetivos principais a atualização e a promoção desses novos conhecimentos científicos, bem como, a agregação de valor à formação acadêmica, incentivando a prática da pesquisa e extensão por discentes e docentes, a aquisição de novas habilidades e o trabalho em equipe.
No âmbito da extensão, as Ligas Acadêmicas (LA) propõem projetos com a exposição do discente à realidade social da população com a qual convive. Isso leva à reflexão crítica sobre as mudanças em relação à humanização do cuidado, além do desenvolvimento da cidadania e conscientização sobre sua responsabilidade social.